Embrapa

Considerando o fim do vazio sanitário e o início do plantio da soja em vários Municípios do Brasil, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais quanto à importância da adoção de medidas de manejo integrado de pragas pelos agricultores.

A safra brasileira de 2012/13 sofreu prejuízos bilionários com lagartas do gênero Helicoverpa, que se alimenta de várias culturas, como algodão, soja, milho, tomate, feijão comum, caupi, milheto e sorgo. A identificação dessa lagarta é complexa e requer conhecimentos muito específicos de suas estruturas reprodutivas.

Para reverter a situação, o Ministério da Agricultura liberou, pelo período de 24 meses, o uso emergencial de cinco princípios ativos que apresentam efeito sobre esta praga. A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de março deste ano.

Em função desse cenário, a CNM destaca a importância do monitoramento e da orientação dos agricultores visando à redução das perdas de produção e do impacto à economia municipal.

Mais informações sobre a lagarta Helicoverpa podem ser obtidas aqui .

Veja aqui  ato do Ministério da Agricultura publicado Diário Oficial da União.