Natália Sá

Uma audiência foi convocada para que cinco Comissões do Senado Federal discutam juntas a contratação de médicos cubanos. O objetivo é conhecer o contrato firmado entre o Ministério da Saúde com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Segundo a autora do requerimento da audiência, senadora Ana Amélia (PP-RS), é preciso conhecer detalhes do contrato, como por exemplo, os valores pagos aos médicos e ao governo cubano, a forma como são feitos os pagamentos e o tempo que eles devem ficar no Brasil.

As Comissões convidadas são: de Educação e Cultura (CEC), de Assuntos Econômicos (CAE), de Direitos Humanos (CDH), de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMADC), e de Ciência e Tecnologia (CCT). Além disso, as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, são esperadas.

Mais médicos
Os profissionais foram contratados de maneira coletiva para trabalharem no Programa Mais Médicos, que prioriza o subúrbio dos grandes centros e os Municípios do interior, em regiões mais afastadas.

Tramita no Congresso a Medida Provisória que cria o Programa. Por isso, deputados e senadores integrantes do grupo que analisa a matéria também serão convidados.

O requerimento da audiência precisa ser aprovado em todas as comissões, por isso ainda não há data definida para esta reunião.