O Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas – CIMURC, realizou neste dia (05/jul) o I – Seminário de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Rio das Contas, com a finalidade de discutir sobre a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O evento foi aberto e dirigido pelos Prefeitos dos Municípios de Ipiaú Deraldino de Araújo e Gilson Fonseca de Itagibá, além da participação do Prefeito de Ibirataia Jorge Abdon Fair. As palestras ficaram a cargo da Coordenadora de Projetos Estratégicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, Drª. Ana Maria Vieira Oliveira, que representou na oportunidade a Superintendente de Resíduos Sólidos, Drª. Márcia Jurema de Magalhães Trocoli e Dr. Adalberto Costi, vice-presidente do Instituto de Gestão e Desenvolvimento do Estado – IGPLAN, cujos palestrantes discorreram sobre os seguintes temas: Sustentabilidade nos Sistemas de Gestão de Resíduos Sólidos e Os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos à Luz da Lei 12.305/2010.
O evento bastante concorrido teve a participação de secretários municipais, ambientalistas, servidores públicos, dirigentes de órgãos e entidades civis organizadas, empresários, estudantes, integrantes da impressa local e etc.. Drª. Ana Maria trouxe informações sobre o andamento das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR e CONDER com vista à atualização de Diagnostico Prévio dos municípios baianos elaborado em 2010, objetivando a captação de recursos para implementação da gestão de resíduos sólidos através do PAC-2 do Governo Federal/Ministério do Meio Ambiente.
O Seminário finalizou com a proposta dos Prefeitos, no sentido de formalizar oficialmente questionamentos junto a Superintendência de Resíduos Sólidos da CONDER, sobre diversos pontos abordados nas palestras que restaram dúvidas em relação aos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos e atualização do Diagnostico Prévio/2010 elaborado pela CONDER, bem como à politica e ações do Governo do Estado em prol dos municípios que integram o Consórcio na questão em tela.
Na oportunidade, ainda formalizou-se a renovação do Convênio de Cooperação Técnica firmada pelo Consorcio através dos municípios que o integram, e a CEPLAC, EBDA, ADAB, SENAR, FAEB, SEBRAE e APROFRUTA, tendo como objeto estabelecer a cooperação técnica entre as partes, através dos trabalhos de pesquisa, assistência técnica, organização dos produtores, ações voltadas a questões de comercialização e demais atividades relacionadas ao agronegócio frutas e a outras cadeias agroindustriais de interesse do Polo de Desenvolvimento do Vale do Rio das Contas, visando à elevação do padrão socioeconômico da comunidade, momento este conduzido pelo Pesquisador da CEPLAC Antônio Carlos de Araújo e o Consultor do CIMURC Moiséis Rocha Brito.
Fonte: CIMURC

