Portal da Copa.gov
Na próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, será promovido o Seminário do Programa Cidades Sustentáveis, em Porto Alegre (RS). A Confederação Nacional de Municípios (CNM), há semanas, faz o convite aos gestores para participarem do evento. A entidade chama atenção para a missão de prefeitos de desenvolver e melhorar os Municípios de forma sustentável. Isso significa que o desenvolvimento deve ser pensado nos âmbitos econômico, social e ambiental.
Ocorre que para que, na prática, os governos municipais se tornem sustentáveis é preciso atentar-se ao sistema de transporte, ponto relevante na promoção da melhor qualidade de vida da população e proteção ambiental.
A CNM explica que agenda de transporte sustentável inclui ações como: o foco no usuário do transporte, a melhoria na eficiência dos veículos, o incentivo ao uso de bicicletas, o incentivo ao crescimento sustentável da comunidade, o planejamento adequado da infra-estrutura de transporte, o envolvimento da comunidade, e a melhoria de infra-estrutura para pedestres.
Boas práticas a serem seguidas
A Cidade do México, por exemplo, recebeu, no dia 15 de janeiro, o Prêmio de Transporte Sustentável 2013. A premiação foi uma iniciativa do Instituto para Transporte e Política de Desenvolvimento (ITDP), que desde 2005 reconhece práticas visionárias e de liderança em transporte sustentável.
Em 2012, a Cidade do México implantou vários projetos com o objetivo de melhorar as condições de vida e a mobilidade dos habitantes. Ações como a expansão do BRT (trânsito rápido de ônibus – um corredor de ônibus entre as estreitas ruas do centro histórico e o aeroporto); a implementação de um programa de reforma do sistema de estacionamento de carros nas ruas; um sistema de bicicletas públicas com 90 estações para aluguel de bicicleta com mais 1.200 à disposição; e revitalização de espaços públicos.
Essas ações são ainda mais surpreendentes, porque no final de 2011, o transporte na Cidade do México foi considerado o mais estressante devido ao trânsito, níveis de estresse e tempo gasto no transporte, segundo pesquisa da International Business Machines (IBM).
Também recebeu reconhecimento por ações de melhoria no trânsito o Município do Rio de Janeiro, pelo lançamento do BRT (Transoeste) e expansão do sistema de aluguel de bicicletas.
É possível superar as dificuldades
A CNM reconhece que no Brasil o transporte sustentável constitui um desafio. Há necessidade de melhorar o transporte público, criar mais ciclovias, considerar mais a questão dos diferentes modos de transporte no planejamento de cidades e a integração com outros planos.
No entanto, os gestores municipais devem lembrar que há boas iniciativas no Brasil e que os Municípios têm potencial para promovê-las. O BRT, que foi implementado na Cidade do México, foi um modelo criado em Curitiba (PR) na década de 70. Tal modelo tem inspirado infraestruturas em 35 países e é executado em 113 projetos em 25 Municípios do Brasil.
Programa de Cidades Sustentáveis é um caminho para que os gestores possam vencer as dificuldades. O Programa tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que os Municípios se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
O convite do evento pode ser encontrado aqui