Nesta quinta-feira 23/10, a Comissão de Acompanhamento do Empreendimento Minero-Metalúrgico da Vanádio de Maracás S/A, instituída em cumprimento a condicionante XXXVII da Portaria nº. 1286, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia de 21/10/2011 realizou sua 5ª Reunião Ordinária no canteiro de obras da Vanádio.
A reunião contou com a participação de vários moradores do Município de Maracás, dos Povoados de Pé de Serra, Pindobeira, Porto Alegre, Água Branca, além de representes da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM (detentora dos direitos minerários), os geólogos Raymundo Wilson Silva e Frederico Alfredo do Monte Rossiter, Moiséis Rocha Brito, Consultor da MRB Assessoria e Consultoria, Ana Maria Santana e Elias Resende Técnicos da Vanádio.
Registra-se que o geólogo Raymundo Wilson, retornou ao local que há vinte anos esteve pesquisando indícios de minérios através da CBPM “tudo é diferente como antes, sinto-me regozijado em retornar e ver que o trabalho realizado há vinte anos não foi em vão” relatou Raymundo.
Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente e Secretário Executivo da Comissão, Gilmar Rocha de Novaes, represente da Prefeitura Municipal de Maracás/Secretaria de Agricultura e Carlos Lorenzo, Gerente de Meio Ambiente da Vanádio.
A Comissão pode verificar in loco o andamento dos trabalhos de implantação do empreendimento, onde se encontra em fase de edificação a via de acesso, o viveiro, sistema de eletrificação, alojamento, portaria, adutora, central de beneficiamento de resíduos sólidos e etc.
Fonte: MRB