A série de encontros Diálogo Municipalista pelos Estados do Nordeste brasileiro termina nesta quinta-feira, 31 de outubro. O último evento será com gestores municipais do Maranhão, em São Luís, e a equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá discussões sobre ações que resultem em melhoria às práticas administrativas municipais. Antes, o Diálogo ocorre em Fortaleza (CE) nesta terça-feira, 29, e em Teresina (PI), na quarta-feira, 30.
No Estado maranhense, o Diálogo é promovido em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De iniciativa da CNM, o Dialogo já foi promovido este ano em Palmas, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju Maceió, Recife e Regente Feijão (SP).
As inscrições são gratuitas. E a programação do evento conta com temas que envolvem a discussão da pauta política de interesse dos Municípios; projetos municipalistas; desenvolvimento econômico local; além da modernização da gestão pública.
Apresentação
Na oportunidade, o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim, apresentará o cenário e tendência do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) Maranhense, que é um levantamento elaborado pela entidade municipalista com perfil de enquadramento das cidades do Estado no Índice. Ele foi estruturado com base em informações estatísticas do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil dos últimos 20 anos, inclusive a versão divulgada em 2013, revela um cenário de avanço na qualidade de vida da população do Estado.
Da Agência CNM, com informações da Famem