SXC.hu

A estimativa de vida da população brasileira para daqui a 47 anos é um dos aspectos abordados na nova estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os estudo indica que o Brasil terá 5 milhões de idosos com 90 anos de idade, ou mais, em 2060. E a expectativa de vida chegará a 81 anos e 2 meses, sendo 78 anos para os homens e 84 anos e 5 meses para as mulheres.

Hoje, a previsão é de 74 anos e 10 meses de vida, sendo 71 anos e 3 meses para homens e 71 anos e 6 meses para mulheres.

De acordo com o estudo, a população brasileira continuará crescendo até 2042, quando deve chegar a 228,4 milhões de pessoas. A partir do ano seguinte, pode diminuir gradualmente e chegar a 2060 em torno de 218,2 milhões. Pelos dados do estudo, a população será mais de dez vezes maior que a atua – em torno de 473 mil.

Projeção
A Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período 2000/2060 e Projeção da População das Unidades da Federação por Sexo e Idade para o período 2000/2030 do IBGE também diz que o país chega em 2060 com taxa de mortalidade infantil de 7,12 bebês de até um ano por mil nascidos vivos. Serão menos da metade da taxa estimada para este ano, de 15 mortos por mil nascidos vivos.

Isso significa que apenas daqui a 50 anos, o Brasil alcança a taxa de mortalidade infantil registrada, hoje, no Chile. Mas, ainda assim estará distante dos números registrados em Cuba – menos de 5 mortos por mil nascidos vivos – e em outros países, como: Japão, Islândia e Suécia – menos de 3 mortos por mil nascidos vivos.

Outros
Além da estimativa da população, a publicação também aborda projeções da fecundidade feminina por faixa etária, da mortalidade, da esperança de vida ao nascer para o país e para as unidades da Federação e do saldo migratório internacional e interno, entre outros indicadores.

Leia também: IBGE divulga nova estimativa populacional de Estados e Municípios