Executivos da empresa russa Mast, acompanhados de geólogos, estiveram no município de Barreiras, no Oeste baiano, para analisar a possibilidade de realizar investimentos na área de minérios. A informação foi confirmada pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, durante o Primeiro Encontro Empresarial Bahia Rússia realizado pela Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), em salvador, na última segunda-feira (18). O encontro foi organizado pelo governo da Bahia em parceria com o Conselho Comercial Rússia-Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.

No evento, que contou com a participação de empresários russos, o secretário mencionou os investimentos feitos pelo governo da Bahia para trazer empresas estrangeiras para o estado.

O governo baiano, segundo o secretário para Assuntos Internacionais, Fernando Schimidt, quer a ampliação das relações com a Rússia, único integrante do Brics que ainda não recebeu a visita oficial do governador Jaques Wagner.

Balança comercial

Para Schimidt, o comércio bilateral Bahia-Rússia ainda é incipiente e precisa ser ampliado. De acordo com ele, em 2012 as exportações baianas para a Rússia totalizaram US$ 3,9 milhões, enquanto que as importações somaram US$ 130,9 milhões.

Durante o encontro foram apresentadas as oportunidades existentes no estado da Bahia por representantes do governo, enquanto o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio, falou sobre o apoio da entidade aos investidores estrangeiros.

A viagem dos empresários russos ao Brasil foi planejada durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro passado. No evento da FIEB, empresários russos apresentaram as oportunidades de negócios no seu país e os representantes de dez empresas de diversos setores conheceram os aspectos da economia baiana e o potencial de investimentos do estado.

O vice-chefe do Escritório Comercial da Rússia no Brasil, Dmitry Burych, destacou a recente visita da presidente Dilma Rousseff à Rússia como uma demonstração de concretização das relações bilaterais de ambos os países.

Já Aleksander Medvedovsky, que representou o Conselho Empresarial Rússia-Brasil, afirmou que a Bahia foi escolhida para esse evento por apresentar grandes oportunidades para empresas estrangeiras de diversas áreas.

Fonte: Brasil Econômico

21/02/2013 – 08:17:28