Municípios com potencial turístico dos 27 Estados estão na fase final do processo de reorganização, de acordo com novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo. O programa prioriza a gestão descentralizada, os investimentos em qualificação profissional e infraestrutura. O Paraná é um dos Estados que já concluiu seu novo mapa do turismo.
Uma prévia do novo mapa nacional mostra que ele já tem 3.357 Municípios cadastrados e 302 regiões turísticas. Ele trará além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos.
Conheça as novas regiões turísticas do Paraná:
Norte Pioneiro: É composta por 12 Municípios. Entre os principais atrativos turísticos da nova região, destacam-se a Represa de Chavantes e o Rio das Cinzas, com potencial para o turismo náutico, de pesca e esportivo, além de passeios de barco, campeonatos de pesca e canoagem.
Vale do Ivaí: É composta por 18 Municípios. Concentra dois importantes santuários religiosos do Estado.
Roteiros da Comcam: É composta por 24 Municípios. Entre os principais atrativos turísticos da região destacam-se as edificações religiosas, peregrinações da Rota da Fé, a gastronomia com pratos típicos e festividades como a Festa do Carneiro no Buraco e a COMCAM Fest.
Cantuquiriguaçu: É composta por 20 Municípios. Margeada pelo Rio Iguaçu, a região conta com inúmeras hidrelétricas e lagos que favorecem a prática de esportes náuticos e a pesca esportiva, além de recantos de lazer nas represas de Foz do Areia, Salto Osório e Salto Santiago.
Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo