Meu Município, meu Brasil. Este é o tema da quinta edição do projeto Jovem Senador, que seleciona por meio de redações 27 brasileiros entre 16 e 19 anos para atuarem por três dias no Senado Federal. Este ano, os participantes têm que entender, por exemplo, qual a responsabilidade dos Municípios para a federação e como funciona o Estatuto das Cidades. Os textos devem ser enviados para as secretarias estaduais de Educação até o dia 31 de agosto e ao Senado até 28 de setembro.

Todas as escolas da rede pública de ensino podem indicar apenas uma redação à secretaria estadual do correspondente Estado. Essas, por consequência, devem escolher a melhor do Estado por meio de uma comissão criada especialmente para o concurso. Os 27 finalistas, um de cada Estado mais o Distrito Federal, ganham umnotebook, uma medalha, um certificado e publicação da redação em um livreto.

A premiação maior é a ida a Brasília, no dia 19 de novembro, onde os 27 estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio vão atuar como senadores e até mesmo sugerir propostas de lei, como qualquer outro parlamentar escolhido em eleições. Os três primeiros do país também ganham troféus. 


Escolas premiadas e edições anteriores

Os prêmios não são apenas dos alunos. As escolas onde estudam os três melhores autores das redações recebem computadores pessoais, publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação. Uma Comissão do Senado é quem escolhe os três melhores textos do Brasil. 

E junho deste ano, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal aprovou três Projetos de Lei (PLs) e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) elaborados e apresentados pelos jovens senadores de 2011. Todas as propostas tratam das leis e diretrizes da educação básica nacional. As matérias tramitam normalmente no Congresso e podem ser transformadas em lei. 

Acesse ao site do projeto Jovem Senador para mais informações.

Veja quais as proposições apresentadas pelos jovens senadores em 2011:

Fonte: CNM com informações da Agência Senado