O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou como palestrante do 7.º Encontro Internacional de ACI´s, nesta sexta-feira, 25 de outubro, em Sant’Ana do Livramento (RS). O evento das Associações Comercial e Industrial abordou o tema Fronteira do Mercosul. Durante a apresentação, Ziulkoski destacou as ações da CNM em prol de melhorias nos Municípios fronteiriços.
Uma das atividades organizadas pela Confederação foi o I Encontro dos Municípios de Fronteira, em 2007. A entidade apoiou também a criação de Zonas de Livre Comércio (ZLC) na região de Faixa de Fronteira. Isso aumentou a competitividade dos Municípios brasileiros, em relação aos de países vizinhos.
Outra conquista citada pelo presidente foi a Lei 12.723/2012, que autoriza a instalação de lojas francas em cidades-gêmeas. O projeto que deu origem à legislação foi escrito e sugerido pela CNM. A Confederação trabalhou durante a tramitação até a aprovação da matéria.
Projeto CapaCidades
Ziulkoski fez questão de destacar outra ação: o Projeto CapaCidades de 2009 a 2012, que tem as cidades gêmeas como Municípios-foco, como por exemplo, Jaguarão (RS). Os temas prioritários do projeto: turismo e a agropecuária sustentável, valorizam a fronteira com o Uruguai e o mercado turístico e comercial do Mercosul.
O Observatório do Crack, que também tem dados especiais e trabalha com foco nos Municípios de fronteira foi apresentado aos participantes.