Mais de 135 mil agricultores que sofreram perdas de safras por causa de seca ou excesso de chuvas receberão o benefício do Garantia-Safra. A Portaria 14/2012 publicada nesta sexta-feira, 8 de junho, no Diário Oficial da União (DOU) autorizou o pagamento referente às safras 2010/2011 e 2011/2012.
De acordo com a portaria, no caso das perdas da safra 2010/2011, agricultores de Campo Alegre de Lourdes (BA), de Montadas (PB) e de Feira Nova (SE) receberão a indenização. Já, em relação às perdas referentes à 2011/2012, agricultores de mais de 100 Municípios terão o benefício antecipado. A maioria da Bahia e de Minas Gerais.
Parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Garantia-Safra indeniza os agricultores que fizeram a adesão ao benefício e tiveram perdas comprovadas por motivo de seca ou excesso de chuvas. No entanto, o programa só abrange a Região Nordeste, a parte norte de Minas Gerais – que inclui o Vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha – e parte norte do Espírito Santo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem solicitado ao governo a ampliação do programa para todo o Brasil.


          * Veja a portaria
 aqui
Fonte: Da Agência CNM, com informações da 
Agência Brasil