No dia 28 de novembro próximo passado ocorreu a 6ª – Reunião Ordinária da COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO EMPREENDIMENTO MINERO-INDUSTRIAL DA VANÁDIO DE MARACÁS S/A, instituída em cumprimento a condicionante XXXVII da Portaria nº. 1286, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia de 21/10/2011, abaixo infra-assinados, com a finalidade de deliberar sobre a seguinte pauta de conhecimento prévio de todos: a) relato sobre o andamento dos serviços de implantação do empreendimento e cumprimento das condicionantes; e b) visita in loco à mina da Vanádio.
Os trabalhos foram dirigidos por Gilmar Rocha de Novaes, representante da Prefeitura Municipal de Maracás e Presidente da Comissão, oportunidade em que agradeceu a participação dos membros e demais integrantes da sociedade informando da importância do empreendimento para o Município de Maracás e região, tanto no aspecto, econômico, social e ambiental.
Carlos Lorenzo, Gerente de Meio Ambiente da empresa, juntamente com Rolf Fuchs, Diretor Presidente da empresa Integratio Mediação Social e Sustentabilidade, informou que haverá diversas frentes de serviços na área sócio ambiental que proporcionará a integração maior desta Comissão nos trabalhos voltados para o interesse social local.
Carlos Lorenzo de forma clara e objetiva apresentou o andamento dos serviços de implantação do empreendimento minero-metalúrgico da Vanádio, bem como o andamento das condicionantes impostas pelo órgão de controle ambiental, cuja apresentação efetuada por Carlos Lorenzo teve a contribuição de Ana Maria Santana, Analista de Recursos Humanos da Vanádio e assessorada por Moiseis Rocha Brito, da MRB Assessoria e Consultoria.
Mauricio Eli, Gerente de Segurança Patrimonial da Vanádio informou que será instalado no Povoado de Porto Alegre um posto policial e um terminal bancário de auto atendimento e que os serviços logísticos e de apoio à Policia Militar será mantido pela Vanádio até enquanto durar o funcionamento do alojamento do Povoado de Porto Alegre, mencionou ainda que a instalação está dependendo apenas da formalização documental entre a Policial Militar, Prefeitura e a Vanádio para a concretização dessa ação. A reunião foi conclusa com a visita in loco à mina e aos serviços de implantação do empreendimento.