Após vitória municipalista na votação da redistribuição dos royalties, diversos gestores estiveram na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) durante esta quarta, 7 de novembro. Os prefeitos buscam informações sobre as Finanças de seus Municípios. E também recebem orientações sobre Educação, Cultura, Jurídico e Saúde. A maioria vai assumir a gestão pela primeira vez no dia 1.º de janeiro de 2013, mas já visita a Confederação em busca de orientações.

De acordo com o prefeito eleito de Iporã (PR), Roberto da Silva, a vinda a CNM foi motivada pelo interesse nas informações técnicas da arrecadação e das despesas do Município. Silva contou à Agência de Notícias CNM que veio a Brasília providenciar recursos para começar bem a gestão. Ele falou sobre a importante conquista da aprovação dos recursos do petróleo, que agora vai contemplar todos os Municípios.
“Espero que a presidente [da República Dilma Rousseff] seja parceira, e sancione o projeto sem vetos. Nós queremos os Municípios sem miséria, assim como ela quer um Brasil sem miséria”, disse Silva. Para o prefeito de Nova Olímpia (PR), Luiz Lazaro Sorvoz, a provação do Plenário da Câmara trouxe satisfação. “Para os Municípios que são tão carentes de recursos, os royalties vão ser uma melhorara significativa nas finanças”, disse. Com mais experiência na administração municipal, Sorvoz está retornando ao cargo de prefeito para mais um mandato.
Agência CNMAgência CNMTrabalho 
O gestor que vai assumir pela primeira vez a prefeitura paranaense de Brasilândia do Sul (PR), Márcio Juliano Marcolino, também falou sobre o trabalho da CNM. Ele resumiu: “é um importante suporte técnico para nós que estamos iniciando”. O prefeito eleito de Francisco Alves (PR), Alírio José, que também estava com os demais, fez questão de pegar todo o material oferecido pela CNM para ajudá-lo na administração.
Além dos prefeitos do Paraná, também estiveram na sede da Confederação, os prefeitos de Três Arroios (RS), Lírio Antonio Zarichta; de Cumbe (SE), Marcelo Gomes Moraes; de São Domingos (SE), Pedro Silva; de Mar Vermelho (AL), Juliana Lopes; de Santa Cecília (PB), Daniel Lopes; e de Alcantil (PB), Jose Ademar. Os prefeitos reeleitos de Tobias Barreto (SE), Adilson de Jesus Santos; de Alvorada do Norte (GO), David Moreira; e de Pedro de Toledo (SP), Sérgio Yasushi, também foram recebidos pela equipe técnica da CNM durante esta quarta.
OntemEnquanto ocorria a votação no Congresso Nacional, nesta terça-feira, 6 de novembro, os prefeitos também paranaenses de Porto Rico (PR), Paulo Prates; de Santa Mônica (PR), Sérgio Pereira; e de Mamborê, Nei Calori, também buscavam orientações técnicas na CNM.
Os três gestores elogiaram o atendimento e a estrutura da sede e buscaram informações para melhorar sua nova gestão. Eles se associaram a entidade e esperam continuar a receber as informações da luta municipalista no Congresso Nacional.