No final do primeiro dia dos Novos Gestores em Guarapari (ES), os participantes dão depoimentos onde comprovam o aprendizado e a importância do Seminário para o início de mandato ou mesmo para uma reavaliação, no caso dos reeleitos. Pela manhã, nesta quarta-feira, 7 de novembro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, palestrou. No período da tarde, os prefeitos assistiram a painéis de Saúde, Tecnologia e Observatório do Crack.

O novo prefeito também achou importante o pedido do presidente Ziulkoski para que os administradores municipais trabalhem juntos aos parlamentares por melhorias aos Municípios. “Temos que cobrar mais e evitar as emendas que nunca chegam”. Assis pretende usar o conhecimento adquirido no Seminário para “atender as expectativas do povo e fechar as contas no final do mandato”.
Do Legislativo ao Executivo

Dentre os aprendizados, Barros destacou a dica de evitar assumir encargos que são de responsabilidade de outros entes, “como os programas sociais”, exemplificou. De acordo com ele, apesar das recomendações, na gestão existem muitos obstáculos. “Tecnicamente tudo é mais difícil para o prefeito do que para o governador ou presidente”, concluiu.
Leia também:
Participação efetiva em Guarapari faz do Novos Gestores um debate sobre gestão municipalMais informações de datas e locais podem ser acessadas no site, pelo perfil da CNM no Facebook, pelo Twitter portalcnm e pelo aplicativo móvel Instagram.