Divulgação

Com o tema “Educação: uma constante na vida”, será realizado, entre os dias 16 e 18 de outubro, na Espanha, o 11º Encontro da Rede de Cidades Educadoras. A iniciativa propõe inserir a educação como esfera principal na gestão municipal, possibilitado aos governos locais compartilhar experiências e enriquecer os projetos educativos locais.

Durante o encontro, serão debatidos três campos temáticos principais: leitura e promoção da leitura; saúde, estilo de vida saudável e bons hábitos; e novas tecnologias e a ciência ao alcance de todos. O evento contará também com oficinas de intercâmbio de experiências que orientarão as conferências no encontro.
Cidades Educadoras
O projeto se iniciou como movimento em 1990, a partir da iniciativa de um grupo de Municípios representados pelos seus governos locais que se reuniram com o objetivo de trabalhar conjuntamente a fim de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. A reunião motivou o primeiro congresso internacional de cidades educadoras, realizado em Barcelona.
Essa rede tem seus princípios baseados na Carta de Cidades Educadoras, que defende a necessidade de um objetivo constante de aprender, além de promover o intercâmbio, compartilhar experiências e enriquecer a vida de seus habitantes. A carta também ressalta a importância de promover uma fusão dos recursos e do potencial da cidade em relação ao desenvolvimento do sistema educacional, de trabalho e social tanto na educação formal como na vida adulta.
A carta também valoriza que o Município preserve sua identidade, de forma a oferecer uma imagem atrativa de sua cidade sem desvirtuar seu entorno social e natural, promovendo ao mesmo tempo a coesão entre as pessoas. Ressalta ainda que a importância do papel do governo local na promoção da formação cidadã e provisão de espaços públicos que facilitem o desenvolvimento pessoal, social, moral e cultural de seus cidadãos.
Para mais informações, pode-se entrar em contato com o comitê organizador, por meio do e-mail recegandia@gandia.org.

Veja aqui a programação do encontro.
Veja aqui a Carta de Cidades Educadoras.