A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e o Ministério Público do Estado da Bahia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD) promoveram o Seminário de Municipalização dos Objetivos do Milênio. Entre as metas estavam:  pensar sobre os problemas que afligem os Municípios do litoral Sul e verificar os indicadores sociais e elaborar propostas para a criação de políticas públicas eficazes. O evento ocorreu na quinta-feira, 21 de fevereiro.

A municipalização dos Objetivos do Milênio deve ajudar a reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas até 2015. Para o prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana, o Seminário é o resultado claro do compromisso assinado pelos gestores, secretários e a sociedade para discutir os problemas vivenciados nos Municípios e buscar as devidas soluções.

A proposta chamou a atenção de lideranças municipais, entidades públicas e privadas da região, que aderiram à criação do Núcleo Regional dos Objetivos do Milênio com o desafio e a esperança de acabar com a fome e a miséria, a primeira meta a ser alcançada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) à nível municipal.

Proposta
Por esse motivo, a ideia é envolver a sociedade e o Poder Público local na busca de soluções, estabelecer parcerias locais, com o governo estadual e federal, bem como criar estratégias para atingir as metas nos Municípios. Além de acabar com a fome e a miséria no Brasil, os demais Objetivos do Milênio vislumbram: Educação Básica de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a Mortalidade Infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a Malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Os próximos passos serão para construir um planejamento das ações, com plano de trabalho, responsáveis por sua implantação, duração e recursos necessários; Criar um sistema de monitoramento e avaliação que deve ter como meta os indicadores e metas utilizados para a construção do perfil municipal; Adequar as metas ao contexto local; Criar metas intermediárias para manter o comprometimento político; Adotar agenda compatível com a realidade técnica e financeira; Incluir metas no Plano Pluri-Anual (PPA) e no Orçamento Municipal.

A primeira reunião do Núcleo Regional do
ODM será realizada no dia 14 de março, com local e horário a serem definidos.