A sustentabilidade na mineração continua em alta na ‘Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável’, que está sendo realizada até o dia 22, no Rio de Janeiro (RJ). Entre as várias participações do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) no evento (leia mais), estão apresentações de três palestras para os próximos dias. 

Na quinta-feira (21), das 16h30 às 17h15, o tema será ‘Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu-Tapajós’, abordado por Zuleica Carmen Castilhos. 


Já no dia 22, Carlos César Peiter falará sobre ‘Mineração em pequena escala no caminho da sustentabilidade’, das 19h45 às 11h30. Em seguida, Zuleica volta a conversar com os participantes, desta vez sobre ‘Tecnologias limpas para arte em pedra-sabão com vistas à melhoria da saúde, do trabalho e do meio ambiente em Mata dos Palmitos – Ouro Preto – MG’.


As palestras ocorrerão na Arena Multiuso do Armazém 4 do Cais do Porto, localizado à Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Praça Mauá. 


A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e vai contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração