Na manhã desta quarta-feira (06/06), foi feita a palestra inaugural, pelo professor Jorge Lessa, presidente da Co-Labore, dando início ao projeto de desenvolvimento gerencial no âmbito Promoex, que está sendo implementado no Tribunal de Contas dos Municípios cujo início das aulas ocorrerá na próxima segunda-feira (11/06) na Fundação Luis Eduardo Magalhães.
O projeto tem como finalidade aprimorar a capacitação dos participantes para a administração sistêmica dos serviços do TCM/BA, visando alcançar novos patamares de desempenho humano e de resultados institucionais.
Em sua palestra desta quarta-feira, que contou com a abertura do presidente do TCM-BA, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, o professor Lessa discorreu sobre todos os aspectos que serão ministrados durante curso de 80 horas, contemplando três turmas de executivos e técnicos da Instituição, uma começando no dia 11, outra no dia 18/06 e uma terceira no mês de agosto.
De forma prática e muito acessível, foram explicados todos os pontos do programa, começando por definir que o Desenvolvimento Gerencial para o TCM-BA, passa pela “eficácia e capacidade de gestão nas administrações públicas”.
Defendendo sempre uma metodologia moderna e compreensível, o palestrante mostrou todos os aspectos do programa que, nos seus objetivos principais, que buscam aperfeiçoar as competências dos gestores, sedimentadas em conhecimentos de profundidade técnica administrativa, psico-social e política.
Entre seus principais objetivos, destacam-se: 1 – Criação de uma cultura de gestão com foco em resultados, metas e indicadores de desempenho, em apoio ao Planejamento Estratégico do TCM-BA; 2 – Aprimoramento de habilidades e atitudes requeridas para a liderança de pessoas e para a construção de equipes de alto desempenho; 3 – Melhoria das articulações internas entre áreas, setores e dependências e 4 – Aderência do desempenho gerencial ao perfil desejado do gestor TCM/BA: gestor de resultados, agente de mudanças e líder de pessoas e equipes.
Uma das explicações mais marcantes do consultor de Desenvolvimento Gerencial, professor Jorge Lessa foi a de que “o programa visa transformar profissionais e técnicos em gestores de resultados e líderes de pessoas e de equipes”.
A capacitação dos gestores do TCM-BA será desenvolvida através de cinco módulos temáticos. Os módulos terão periodicidade semanal, com duração de 16 horas cada um, no total de 80 horas.
O Consultor responsável pelo projeto, Jorge Lessa Guimarães, é psicólogo, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com curso superior de Filosofia e Especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela FGV-RJ. É sócio da CO-LABORE – Educação Gerencial.
Fonte: TCM